quinta-feira, 16 de outubro de 2008

gorduras trans

Alimentação: guerra à gordura trans
Criada pela indústria para deixar a comida mais saborosa, crocante e atraente, ela se tornou um dos maiores vilões da alimentação moderna. O mundo quer se livrar de seus efeitos nocivos. Saiba por que você deve tira-lá de sua vida.


CONHECENDO A GORDURA TRANS
O QUE È ?
É um composto artificial, produzido pela indústria a partir da transformação de óleos vegetais líquidos em gordura sólida, com uso de hidrogênio. Também é chamada de gordura vegetal hidrogenada.



O grande problema está em sua composição, uma reação química na qual se utiliza o hidrogênio para transformar óleos vegetais saudáveis, como os de soja, girassol, milho e canola, em um tipo de gordura sólida.
PARA QUE ELA SERVE?
Aumentar o prazo de validade dos alimentos, dar mais sabor, maciez e crocância.
ONDE ELA SE ESCONDE?
Há pequenas quantidades no leite e nas carnes vermelhas. Mas o tipo perigoso está nos alimentos industrializados.
POR QUE A TRANS É MAIS NOCIVA DAS GORDURAS?
Há três tipos de gorduras: a trans, a animal(ou saturada) e as tradicionais de origem vegetal. A trans se acumula mais rápido no sangue e nas artérias. Além disso, aumenta o colesterol ruim(LDL) e reduz o bom (HDL), que protege o coração. A saturada eleva o LDL, mas não interfere no HDL. As vegetais, moderadamente, não alteram o colesterol.
COMO ELA AGE EM NOSSO CORPO?
No coração, ela se deposita nas artérias coronárias e aumenta as chances de infarto das pessoas que consomem mais de 2g por dia.

Na corrente sanguínea, eleva os níveis do colesterol ruim, que está envolvido na formação das placas e de um tipo de inflamação que eleva os riscos de aterosclerose.

O consumo de trans facilita o acúmulo de gordura no abdome e favorece o aparecimento da síndrome metabólica, transtorno que associa obesidade, diabete e pressão arterial elevada.

No fígado, onde é fabricado o colesterol, a trans substitui a molécula do colesterol ruim, que fica livre para circular pelo organismo.

Acredita-se que no intestino, onde as gorduras são digeridas e absorvidas, a trans seja metabolizada com mais dificuldade.




O limite diário de ingestão de trans aceito pelos especialistas é de dois gramas. Conheça os alimentos com altas taxas



A gordura hidrogenada é obtida através da hidrogenação industrial de óleos vegetais (que são líquidos à temperatura ambiente), formando uma gordura de consistência mais firme. Por suas características, ela melhora a consistência e textura, e aumenta a vida de prateleira dos produtos, por isso é muito utilizada na indústria. A gordura hidrogenada também é usada por redes de fast-food e restaurantes para frituras.

Nenhum comentário: