quarta-feira, 18 de junho de 2008

Professora de Biologia Eliana de Carvalho



MEIO AMBIENTE
Falar em meio ambiente é falar em educação ambiental, considerada como um processo permanente no qual os indivíduos e a sociedade tomam consciência da condição do seu ambiente e adquirem os conhecimentos, os valores, as habilidades, as experiências e a determinação que os tornem aptos a agir – individual e coletivamente – e resolver problemas ambientais presentes e futuros.
Pelos seus objetivos e funções, a educação ambiental é necessariamente uma forma de prática sintonizada com a vida da sociedade.
Vivemos uma época de grandes preocupações com a proteção do meio ambiente. Fala –se muito do desmatamento da Amazônia, da destruição do Pantanal, do desaparecimento de espécies vegetais e animais. Existe, porém, um tipo de ambiente inteiramente criado pelo homem, sobre o qual deveríamos concentrar nossas atenções. É o ambiente do homem moderno: as cidades. Nelas, concentram-se a maior parte da população do mundo sujeitas as ações dos danos causados pelo desequilíbrio do meio ambiente.
É necessário buscar através de atividades interdisciplinares de Educação Ambiental informar, estimular a percepção das pessoas, dos alunos em especial, de modo a sensibilizá-las para participarem de ações através das quais, num exercício pleno de cidadania, possam encontrar soluções sustentáveis que assegurem a manutenção e elevação da qualidade de vida e da qualidade da experiência humana.

Nenhum comentário: