terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Grupo escolhido: Viagem a São Paulo

Colégio Estadual Cultura e Cooperativismo
Goiânia, 15 de Dezembro de 2008.
Série: 1ºA
Nomes Amanda nº02, Andrielle nº04, Kamillla nº20, Marli nº20 e Verônica nº35.
TDE-Torneio de Decisões Empresariais
Relatório da viagem em São Paulo
No dia sete (7) de dezembro de 2008, nós todas as classificadas para o final do TDE 2008 acordamos cedo e nos arrumamos para ir ao Aeroporto Santa Genoveva. Chegamos nove horas da manhã (uma hora antecipada para o vôo ,que estava marcado para as dez e trinta)Dez e trinta estávamos dentro do avião ansiosas para nossa primeira viagem de avião,foi uma experiência espetacular e inesquecível para todas, viagem que teve a duração de uma hora e meia.
Primeiro (1º) dia em São Paulo
Chegamos em são Paulo e no Aeroporto tinham duas pessoas da Junior Achievemente nos aguardando junto ás outras equipes participantes de outros Estados .Logo em seguida pegamos um ônibus da empresa que nos levara para o Hotel “CituryPaulista”,onde ás 13:00 horas almoçamos ,e logo após fomos fazer um CityTour pela cidade,acompanhados dos outros participantes de outros participantes de outros Estados e por Guia um Turista que explicava a história de cada ponto histórico da bela cidade de São Paulo.Conhecemos três pontos principais :A Igreja do Padre José de Anchieta;A Praça do Ibirapuera e o Museu Pinacoteca,foi um dia e tanto.
Retornamos para o Hotel ao anoitecer, tomamos banho,jantamos e depois do jantar os organizadores do Evento tinham preparado uma festa para descontrair a tensão da competição e também na intenção de aproximar e interligar os estados participantes .Fomos dormir ás 23:00 horas.
Segundo (2º) dia em São Paulo
Na segunda-feira acordamos ás 08h00min horas tínhamos que estar no Térreo pois um ônibus nos esperava para nos levar até uma Usina de Biólogos.Aprendemos bastante este dia ,conhecemos todo o processo de transformação de Gás Metano vindo do acúmulo de lixo até a formação de energia ,Uma Industria movida principalmente á Métodos Físicos e Químicas .
Ás 12h00min horas voltamos para o Hotel,onde almoçamos e depois descansamos.Tínhamos que estar no 1º andar do hotel ás 14:00 horas para finalmente começarmos o jogo(era a semi-final o maior MPI entre os onze Estados participantes,em um valor total de 617.Teve também na semi-final a realização de uma Mini-Gincana onde duas integrantes do nosso grupo ganhara uma blusa,cada uma .
Mais á noite, por volta noite ,por volta das 18:00 horas tínhamos um jantar marcado no Restaurante América de São Paulo,nem tomamos banho,só demos um intervalo rápido e logo pegamos o ônibus e fomos para o Restaurante(comemos muito),Por volta de 2200 horas voltamos para o Hotel ,tomamos banho e logo nos reunimos no Hall do Hotel para discutir algumas estratégias para o final do dia seguinte;ás 23:00 horas voltamos para os quartos e fomos dormir.
Terceiro (1º) dia em São Paulo (último).
Na terça-feira, nosso último dia, levanta cedo como de costume, tomamos café da manhã e fomos para a final do Campeonato que ocorreu ás 800 horas da manhã. A disputa foi acirrada,colocamos em prática tudo o que tínhamos planejado,porém ,infelizmente ficamos em 4º(quarto)lugar.
No término do jogo almoçamos, arrumamos as malas e ás 13:00 horas um ônibus da Junior Achievement nos levou até o Aeroporto de Congonhas –São Paulo ,onde ficamos até ás 17:00 horas aguardando o vôo com escala em Brasília.
Chegamos em Brasília ás 18:30 e esperamos o vôo de volta para a nossa querida Goiânia.que chegara ás 20:00 horas .
Finalmente chegamos em Goiânia ás 21:40 horas encerrando enfim nosso trajeto.
Cronograma da viagem:

07/12/08
Até 12:00 horas chegada no Aeroporto.
13:00 horas Almoço.
14:00 horas City Tour.
19:00 horas volta ao Hotel.
20:00 horas jantar e festa

08/12/08
7:00 horas café da manhã.
8:30 Visita A Usina Bandeirantes
12:00 horas almoço.
14:00 Semi-filal.
20:00 horas jantar no Hotel América.

09/012/08
7:00 horas café da manhã.
8:00 horas Final.
12:00 horas almoço.
14:00 horas Saída para o Aeroporto.

Trabalho realizado no Colégio Estadual Cultura e Cooperativismo -Torneio de Decisões Empresariais










Resumo do Programa


Torneio de Decisões Empresariais – T.D.E.

Público: 1º Série do Ensino Médio.
Faixa Etária: A partir dos 15 anos
Carga Horária: 7 horas e 30 minutos
Carga Horária de Treinamento: 3 horas
Descrição do Programa:
Proporciona aos jovens do Ensino Médio familiarizarem-se com a educação financeira, concorrência, tomada de decisão e trabalho em equipe. Estimula o desenvolvimento de estratégias vencedoras com simulações, através das experiências e conhecimentos dos voluntários. O jovem gerencia uma empresa, concorrendo com demais turmas no mercado. O programa é desenvolvido em sala de aula, através de 10 encontros semanais de 45 minutos, por voluntários com vivências econômica e empresarial, treinados pela Junior Achievement.
Objetivo:
• Conhecimento da educação financeira.
• A simulação entre as equipes de alunos ajuda-os a fixar conceitos de forma competitiva, por meio de uma visão prática.

Carga Horária do Treinamento: 3 Horas




Materiais: o Programa Torneio de Decisões Empresariais é composto pelos seguintes materiais didáticos: Manual do Orientador, Manual do Participante, Contrato de Fundação (Ficha de Inscrição), Cartões de Empresa e Certificados de Alunos e Voluntários, desenvolvidos para apoiar a fixação de conceitos através de estudos teórico-práticos.

Fotos do da Palestra realizada em sala.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Simpósio da Educação-Goiânia


Simpósio realizado no SESI da Vila Canaã Goiânia-Goiás